05 janeiro 2016

Stalking

Oi, oi meus amores!
A postagem de hoje vem com um assunto muito sério e no qual todos devemos ficar ligados. Com a crescente "onda" das redes sociais nossas vidas tendem a se tornarem cada vez mais públicas e isso tem pontos negativos. Varias dessas redes não protegem nossos dados 100% e isso da brechas para as pessoas saberem muito sobre nossas vidas pessoal, mais intima. Os Stalkers são pessoas com mania de "perseguir" outras pessoas nas redes sociais e até fora delas.
Essa mania de perseguição possui vários níveis diferente, nos níveis mais baixos a pessoa acompanha a vida de celebridades e amigos, mas até aí nada demais, não chega a ser considerado uma perseguição. Já nos níveis mais altos o Stalker vive para isso, sua rotina baseia-se em seguir a outra e saber todos os passos que a pessoa dá e isto pode até gerar problemas psicológicos no Stalker e em sua vítima. 



Termo:

O termo stalking deriva do verbo to stalk, que significa 'perseguir incessantemente'. Os stalkers perseguem suas vítimas, seguindo-a, procurando obter informações e tentando controlar suas vidas. O termo começou a ser utilizado na década de 90, quando famosos americanos começaram a sofrer perseguições bizarras de "fans". No Brasil essa perseguição ainda não é considerada crime desde que a vida da vítima não seja colocada em risco, nem sua privacidade.

Sinais de que você é um alvo:

O Stalker surge de forma pouco sutil em sua vida, num belo dia muitas notificações chegam da mesma pessoa, fotos antigas com likes e comentários cheios de elogios. E a pessoa começa a saber muito sobre você, coisas que você nunca falou com ela. A pessoa é sempre a primeira a ver suas postagens e curte e deixa comentários. 

O que fazer: O melhor a se fazer é bloquear a pessoa. Antes de fazer isso é importante que você tenha certeza de que isso está acontecendo ou é só uma sisma sua.

Nenhum comentário :

Postar um comentário